PROGRAMAÇÃO
Ações pré-carnaval da Diretoria de Proteção Social alcançam mais de 2,2 mil pessoas
04/03/2019 12:04 em Novidades

Abordagens tiveram o objetivo de prevenir uso de álcool na adolescência e situações de violência

A Diretoria de Proteção Social, da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), concluiu nesta sexta-feira (1º/03) uma ação preventiva pré-carnaval. Por meio de visitas e conversas descontraídas, o grupo abordou mais de 2,2 mil pessoas em 20 escolas, um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e três Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul. As abordagens se concentraram em equipamentos públicos próximos a locais de blocos e escolas de samba com atividades autorizadas pelo poder público para o carnaval, celebrado até terça-feira (05/03).

O foco da ação foi prevenir o uso de álcool na adolescência e os casos de violência junto às festas, além de gerar reflexões sobre direção veicular em estado de embriaguez, perturbações da ordem pública e abusos contra mulheres. Para a diretora de Proteção Social, Franciele Roso, o tema foi bem absorvido pelo público. “Não é simples fazer um trabalho direcionado aos jovens. Com a metodologia utilizada, tivemos bastante atenção e interação por parte deles, que faziam perguntas sobre o assunto. Isso é algo da vivência deles e a reflexão traz lições que podem ser aproveitadas não apenas no carnaval”, conta.

O consumo de bebida alcoólica por menores de idade recebeu especial atenção nas abordagens. “Muitos falaram que iriam para os blocos, inclusive com as famílias. Infelizmente, ainda há facilidade no acesso ao álcool, não necessariamente comprando, mas recebendo de maiores de idade. Mostramos os problemas que isso gera e esperamos que a campanha tenha efeitos nessa área”, considera.

Todas as unidades da diretoria estiveram envolvidas nas atividades: Coordenadoria da Juventude, da Mulher, de Acessibilidade, de Promoção da Igualdade Racial e Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Caxias da Paz.

Dicas para ter um carnaval seguro

·         Ao observar tumulto de pessoas, não se aproxime e acione serviços de segurança (telefone 190, Brigada Militar)

·         Se você sentir algum desconforto diante da abordagem e da insistência de alguém, denuncie ao 190, pois se trata de assédio

·         Não aceite bebidas, alimentos e caronas de pessoas desconhecidas

·         Ao perceber a atuação de vândalos, acione um agente público de segurança

·         Não compre latas de bebidas que estejam danificadas, perfuradas ou com lacre violado, pois elas podem ter sido contaminadas propositalmente com alguma substância

·         Se levar alguma criança a eventos, coloque nela uma identificação com nome, endereço e número de telefone. Ao encontrar uma criança perdida, leve-a até um agente público de segurança. Se perder uma criança, procure-a na delegacia mais próxima

 

Foto por Virgínia Centeno

 

 

COMENTÁRIOS