PROGRAMAÇÃO
Caxias do Sul sedia encontro do programa Primeira Infância Melhor da Macro Região Serra
29/03/2019 14:11 em Novidades

Representantes de nove municípios participaram do evento para planejamento de ações

Caxias do Sul sediou, nesta quinta-feira (28/03), o encontro anual de avaliação e planejamento dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (CF) da Macro Região Serra. Cerca de 50 pessoas participaram, representando nove municípios: Farroupilha, Bento Gonçalves, São Marcos, Feliz, Gramado, Vacaria, Bom Jesus e Esmeralda, além de Caxias do Sul. O evento foi realizado na sede do PIM/CF, no bairro São Pelegrino.

Integrantes dos Grupos Técnicos e dos Comitês Gestores de cada cidade, além dos visitadores supervisores fizeram um balanço das ações desenvolvidas em 2018. Também compartilharam experiências e estabeleceram seus planos de ação para este ano. Segundo Valeska Molardi, coordenadora do PIM/CF em Caxias do Sul, a troca da sede do programa, em 2018, foi um ganho significativo no que se refere à infraestrutura. Para este ano, a meta é ampliar e melhorar os atendimentos.

Uma das novidades a serem implementadas no decorrer de 2019 é a contratação de um visitador para melhor atender os imigrantes. “Hoje, atendemos três famílias de imigrantes, haitianos, senegaleses e venezuelanos. Em função do idioma, percebemos dificuldade no entendimento das orientações passadas, referentes aos cuidados com a gestação e ao desenvolvimento integral da criança. Então, estamos buscando um visitador com domínio das línguas inglesa e francesa. Com isso, poderemos inclusive atender mais famílias”, afirma Valeska.

Em Caxias do Sul, o PIM/CF é desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed) e a Fundação de Assistência Social (FAS). Destina-se, prioritariamente, a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, onde há gestantes e crianças de até seis anos de idade.

O programa consiste em um modelo de intervenção sistemático de visitas domiciliares e atividades comunitárias realizadas semanalmente por visitadores capacitados junto aos beneficiários. Atualmente, 463 famílias (470 crianças e 77 gestantes) são atendidas, em 25 diferentes bairros ou loteamentos.

O PIM foi implementado no Município em 2005. Em 2017, ocorreu a adesão ao CF, fortalecendo as ações. Nesse período, mais de 5,8 mil famílias (6,7 mil crianças e 1,4 mil gestantes) já foram assistidas. A equipe de trabalho é composta por 55 pessoas, sendo 40 visitadores.

 

COMENTÁRIOS