PROGRAMAÇÃO
Samae realiza primeiro roteiro Caminhos da Água de 2019
02/04/2019 14:04 em Novidades

Estudantes do Colégio São José participaram da atividade e conheceram os processos de tratamento de água e esgoto em Caxias do Sul

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizou, nesta segunda-feira (01/04), o primeiro roteiro Caminhos da Água de 2019. Os estudantes do primeiro ano do Colégio São José conheceram a Estação de Tratamento de Água Parque da Imprensa, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, e a Estação de Tratamento de Esgoto Pinhal, no bairro São Victor Cohab.

O objetivo do roteiro é apresentar aos jovens o processo de tratamento de água e de esgoto, sensibilizando-os quanto à importância do uso consciente da água. E foi essa a lição que a aluna Rayana Dias Witt, de 15 anos, levará para casa.

"Já havia estudado como funciona o tratamento da água, mas, somente após o roteiro, consegui ter uma dimensão do que realmente é o processo como um todo", comentou.

O roteiro educativo iniciou pela Estação de Tratamento de Esgoto Pinhal, onde os alunos acompanharam todo o processo que é realizado, desde o gradeamento, que retira os resíduos sólidos, até a desinfecção. Já no Parque da Imprensa, os visitantes viram de perto todas as fases de tratamento de água até ela se tornar potável novamente.

Para o professor que acompanhou os alunos do São José, Elvis Barbieri, essa visita é de extrema importância, pois ver o tratamento de água e de esgoto pelo livro didático é diferente da experiência de presenciar o processo.

"Os alunos, muitas vezes, não possuem clareza do que realmente é todo o sistema, e o roteiro possibilita aos jovens a visualização na prática, despertando a consciência da importância da água na vida de cada um", destaca o professor.

O educador ambiental do Samae, Alex Robert de Jesus, destaca que a atividade é fundamental para a consciência ambiental dos jovens.

"A atividade é importante para que a população veja todo o trabalho por trás do tratamento de água e esgoto, e tenha ciência da importância desses tratamentos para a saúde e preservação do meio ambiente, ajudando na conscientização e na economia de água", explica.

O roteiro Caminhos da Água é gratuito, voltado para estudantes do Ensino Fundamental ao Médio. O agendamento pode ser feito pelo telefone (54) 3220-8600, ramal 216, com a equipe de Educação Ambiental do Samae. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail educacaoambiental@samaecaxias.com.br.

 

COMENTÁRIOS