PROGRAMAÇÃO
Secretarias da Agricultura e da Saúde alinham critérios para fiscalização sanitária
01/10/2019 14:09 em Novidades

A fiscalização sanitária das secretarias municipais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e da Saúde (SMS) passou a ter critérios unificados a partir desta segunda-feira (30). O alinhamento das ações em Caxias do Sul visa facilitar a instalação de estabelecimentos de industrialização de produtos de origem animal junto ao comércio ou a outra indústria com itens vegetais.

A iniciativa também tem por objetivo fomentar o setor por meio da abertura de novas agroindústrias. Uma instrução normativa assinada pelos secretários da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa; e da Agricultura, Camila Sandri Sirena, será cumprida pelo Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (Copas-POA), em concordância com a Vigilância Sanitária.

Os estabelecimentos que se enquadram na instrução normativa são os que abrangem produtos e derivados de carne, leite, pesca, ovos, mel e armazéns/empórios que comercializam gêneros de origem animal. Segundo a diretora do Copas-POA, Marília Lima de Campos, os critérios dão clareza e objetividade aos setores varejista e atacadista e aos processos desenvolvidos pelos órgãos fiscalizadores.

Atualmente, existem 25 estabelecimentos cadastrados e fiscalizados em Caxias do Sul, sendo cinco granjas avícolas, seis entrepostos, quatro casas de mel, cinco fábricas de produtos suínos, três fábricas de laticínios e duas fábricas de conservas de produtos de carne.

COMENTÁRIOS