PROGRAMAÇÃO
Projeto Hip Hop nas Escolas, do rapper caxiense Chiquinho Divilas, ganha prêmio nacional
02/12/2019 10:12 em Novidades

Projeto Hip Hop nas Escolas, do rapper caxiense Chiquinho Divilas, ganha prêmio nacional

O projeto Hip Hop nas Escolas, do rapper Chiquinho Divilas, conquistou o Prêmio Brasil Criativo na categoria música na Pixel Show, em São Paulo. O programa leva atividades de MC, grafiti, DJ e de Break para escolas da periferia em um esforço para o incentivo da educação./ Em dois anos de trabalhos o projeto já passou por 14 escolas, com a participação de 5 mil estudantes. Neste período, o programa já resultou na gravação de 16 músicas pelos alunos participantes e na doação de materiais e livros para as instituições de ensino. Todas as intervenções são desenvolvidas por meio do empenho de uma série de profissionais envolvidos. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Marcopolo e já angariou apoio de outras empresas locais.

A capacidade de se conectar com diferentes setores da sociedade teria sido uma das características mais destacadas na premiação na Pixel Show. Chiquinho Divilas valoriza o aspecto que chama de poliglota da ação, que conversa com alunos, professores, pessoas em vulnerabilidade, também mantém o contato com as empresas. O artista ainda prega que a evolução demanda uma maior sensibilidade e comunicação de todos./ Ele ainda salienta a importância do investimento social por parte de empresas e da abertura de escolas para programas como o Hip Hop nas Escolas.

Chiquinho pontua que é preciso trabalho para fazer com que as próximas gerações não sejam tão afetadas pelo ódio e que o cenário atual da periferia possa ser melhorado. Acrescenta que a aliança entre cultura e educação com o apoio de diferentes áreas pode ter um papel decisivo para se chegar neste resultado.

A Pixel Show, que encerrou a edição 15 neste domingo, é considerada uma das maiores exposições de inovação da América Latina. O Prêmio Brasil Criativa é uma promoção da Secretaria da Cultura do Ministério da Cidadania.

COMENTÁRIOS