PROGRAMAÇÃO
Termo de compromisso para construção do aeroporto de Vila Oliva é assinado em Brasília
05/12/2019 11:25 em Novidades

Termo de compromisso para construção do aeroporto de Vila Oliva é assinado em Brasília

Nesta quarta-feira (4) foi assinado no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, o termo de compromisso para a construção do aeroporto de Vila Oliva, localizado entre Caxias do Sul e Gramado, que tem o objetivo de contemplar toda a Serra Gaúcha. O documento foi assinado pelo prefeito Daniel Guerra e pelo secretário Nacional da Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann.

Inicialmente foram destinados R$ 3 milhões para a realização do projeto executivo, que, segundo o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) deverá estar pronto em até seis meses. O parlamentar gaúcho, que por questões pessoais não esteve presente na cerimônia, tem se envolvido diretamente com as tratativas, e assegura que esta é a primeira etapa de um investimento total deve chegar a mais de R$ 200 milhões. Esses recursos, segundo Heinze, vão ser financiados pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), e serão usados para a construção do aeroporto nos próximos anos.

O senador Luis Carlos Heinze ainda informa que tentou fazer com que o presidente da República, Jair Bolsonaro, presente na região devido à Cúpula do Mercosul, assinasse o termo durante a passagem pela Serra, mas não obteve sucesso.

O recurso do Fundo Nacional de Aviação Civil deve contemplar as obras de infraestrutura do novo aeroporto. A contrapartida do município de Caxias do Sul será a aquisição da área em Vila Oliva, por meio de desapropriação. Para a construção, o município vai realizar uma licitação por meio de Regime de Contratação Diferenciado (RDC).

COMENTÁRIOS