PROGRAMAÇÃO
Procon elogia lei que impede abordagens a idosos em vias públicas
06/12/2019 11:23 em Novidades

Procon elogia lei que impede abordagens a idosos em vias públicas

O coordenador do Procon Caxias, Luiz Fernando Horn, salienta a satisfação do órgão em ter mais uma ferramenta de combate aos golpes contra pessoas idosas no município. Um projeto de lei complementar que foi aprovado na terça-feira (03), por unanimidade, no Legislativo. Pelo dispositivo, instituições financeiras, agências bancárias e casas lotéricas serão proibidos de abordar idosos em passeio público. Segundo Horn, esta lei auxiliará na defesa dos direitos do consumidor em relação a oferta serviços, empréstimos, financiamentos, seguros e afins.

Luiz Fernando Horn comenta que a população idosa é considerada hipervulnerável, por isso as instituições se aproveitam deste público para aplicar golpes e ter rendimentos extras. Portanto, ele orienta que o idoso negue qualquer abordagem na rua. Além de que, caso identifique que foi alvo de um estelionatário, realize a denúncia pessoalmente na agência do Procon e busque registrar boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.

O coordenador do Procon salienta ainda que há casos em que a pessoa idosa recebe uma ligação de uma agência ofertando serviços que vem descontado da folha de pagamento do INSS. Para estes casos, quando for necessária a assinatura do contrato junto à empresa, um familiar do idoso deve comparecer e auxiliar na leitura das cláusulas. Pois, segundo Horn, um dos golpes mais comuns registrados é a oferta de um valor bônus ao cliente, porém após a assinatura se percebe que a empresa solicitou um novo empréstimo em nome do idoso.

 O projeto de lei aprovado é de autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB), e será encaminhado ao Executivo para a sanção ou veto do gestor municipal.

COMENTÁRIOS