PROGRAMAÇÃO
Hospital Pompéia é autorizado a captar recursos para compra de equipamentos de diagnóstico do câncer
06/12/2019 11:25 em Novidades

Hospital Pompéia é autorizado a captar recursos para compra de equipamentos de diagnóstico do câncer

O Hospital Pompéia recebeu a aprovação dos dois projetos apresentados no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde. A instituição foi a única do Rio Grande do Sul com projeto aprovado em programa de renúncia fiscal do Governo Federal. A iniciativa permite que empresas e pessoas físicas destinem até 1% de seu imposto de renda anual para instituições dedicadas no combate ao câncer.

Um dos projetos é para a obtenção de uma máquina de Ressonância Magnética de 3 Tesla, um dos equipamentos mais modernos no mundo para este diagnóstico. Tesla (T) é a unidade de medida usada para quantificar a intensidade do campo magnético.  Esta característica permite gerar imagens em altíssima qualidade de órgãos e estruturas internas do corpo, inclusive em áreas de difícil obtenção de imagens, como em pequenas articulações, ramificações vasculares e sistema nervoso central. Desta forma, o diagnóstico é mais preciso em menor tempo, aumentando consideravelmente as chances de cura do paciente.

Já o segundo projeto apresentado prevê a aquisição de um aparelho de Mamografia Digital. Diferente da máquina de mamografia convencional, o equipamento digital permite menor compressão das mamas para a realização do exame, além de entregar imagens mais nítidas e detalhadas para análise do corpo clínico. O valor total dos equipamentos que serão adquiridos com as verbas do PRONON passam de R$ 7 milhões.

Gilberto Uebel, diretor de planejamento do Hospital Pompeia, avalia que é uma grande conquista para a comunidade da Serra Gaúcha, e que a iniciativa visa ampliar o acesso a exames diagnósticos, além de oferecer serviços tecnológicos de última geração.

O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) consiste em incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuem no campo da oncologia. O programa é executado pelo ministério da Saúde e da Economia, abatendo o valor doado para os projetos aprovados de até 1% do imposto de renda do ano seguinte.

Mais informações sobre como realizar as renúncias fiscais destinadas ao Pronon para o Hospital Pompéia podem ser obtidas por meio do telefone (54) 3220-8057.

COMENTÁRIOS