PROGRAMAÇÃO
UCS vai convidar Bolsonaro para inauguração de planta de produção de grafeno
11/02/2020 14:55 em Novidades

UCS vai convidar Bolsonaro para inauguração de planta de produção de grafeno

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) vai fazer um convite formal ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que ele compareça à inauguração da Planta de Produção de Grafeno. Para isso, o reitor da instituição vai até Brasília para um encontro com o chefe do Governo Federal nesta quarta-feira (12). O encontro foi intermediado pelo deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS).

A expectativa é que a abertura do complexo possa ocorrer na segunda semana de março, com a presença de Bolsonaro. A estrutura vai ser a primeira do tipo na América Latina, já que a mesma vai produzir o material em escala industrial. A planta também vai ser utilizada para pesquisas sobre as aplicações, algo que já vem sendo feito pela universidade.

O grafeno é um material oriundo do grafite, de cor transparente, e que tem a resistência e a flexibilidade como características. Em Caxias do Sul, já se pesquisa a possibilidade de uso da matéria em capacetes, coletes à prova de bala e tintas.

O reitor da UCS, Evaldo Kuiava, comenta que a expectativa é por receber apoio, já que os investimentos feitos até agora partiram da própria instituição. Ele revela que tratativas já ocorrem com empresas interessadas em atuar em parceria com a planta de produção, mas pontua que há o desejo de se receber recursos do Governo Federal. Kuiava espera uma posição oficial de Brasília sobre a demanda, e revela que há a expectativa de que haja algum anúncio de aporte do governo.

O laboratório da Planta de Produção de Grafeno da UCS já está pronto, e em testes. A estrutura vai ser inaugurada com uma capacidade de produção de 500 quilos por ano. Entretanto, o projeto prevê uma expansão para até cinco toneladas anuais.

COMENTÁRIOS