PROGRAMAÇÃO
Campanha de vacinação contra o sarampo segue até 13 de março
18/02/2020 10:24 em Novidades

Campanha de vacinação contra o sarampo segue até 13 de março

Caxias do Sul participou no último sábado (15) do Dia D contra o sarampo, que teve vacinação em todo o Brasil. A procura na cidade surpreendeu positivamente as equipes de saúde, que ressaltam que a vacinação prossegue, e pode ser feita até 13 de março.

No caso da faixa etária que era alvo da ação, de cinco a 19 anos de idade, foram mais de 230 doses aplicadas, para a faixa etária dos 5 aos 19 anos de idade. Além disso, chamou a atenção a considerável procura por outras vacinas, como para a febre amarela, que teve 2857 aplicações, tríplice viral, com 922, e HPV, com 878 doses.

De acordo com a diretora interina da Vigilância Epidemiológica e coordenadora do Núcleo de Imunizações de Caxias do Sul, Rita Mota, foi uma surpresa a movimentação, por se tratar de um período de férias e um final de semana. Rita acredita que a procura se deve também à conscientização da população da importância de receber a vacina e ficar com o calendário vacinal em dia.

Quem ainda não se vacinou contra o sarampo pode comparecer em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), munido da carteira de vacinação, identidade e cartão SUS, para que esta possa ser aplicada. As doses continuam disponíveis nas UBSs de forma permanente, para aplicação de rotina conforme o calendário vacinal.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por vírus. Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

COMENTÁRIOS