MINISTRO DA DEFESA DE ISRAEL CHAMA LULA DE “ANTISSEMITA” E “APOIADOR DO HAMAS”
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, publicou nesta terça-feira (26), em português, uma mensagem na rede social X acusando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser um “antissemita declarado e apoiador do Hamas”. A crítica foi feita em referência à decisão do governo brasileiro de retirar o país da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto), no fim de julho.
“Agora ele revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e apoiador do Hamas ao retirar o Brasil da IHRA – organismo internacional criado para combater o antissemitismo e o ódio contra Israel –, colocando o país ao lado de regimes como o Irã, que nega o Holocausto e ameaça destruir o Estado de Israel”, escreveu Katz.
Na publicação, o ministro também associou Lula ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, usando uma imagem gerada por inteligência artificial em que o presidente brasileiro aparece como um fantoche controlado por Khamenei.
Um dia antes, na segunda-feira (25), Israel havia retirado a indicação de Gali Dagan para assumir a embaixada no Brasil. O diplomata havia sido indicado em janeiro, mas o Palácio do Planalto não demonstrou intenção de aprová-lo.