A partir da próxima segunda-feira (6), os gaúchos poderão participar da votação da Consulta Popular 2025, escolhendo até três propostas regionais para compor o orçamento estadual do próximo ano. O processo seguirá até sexta-feira (10) e poderá ser realizado de forma on-line ou pelo WhatsApp.
No formato digital, o voto estará disponível no portal oficial da Consulta Popular. Para registrar a escolha, será necessário informar o número do título de eleitor — que pode ser consultado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o cidadão não tenha o documento em mãos.
Já pelo WhatsApp, basta enviar a palavra “voto” para o número (51) 3210-3260 e seguir as orientações da assistente virtual.
Neste ano, o governo do Estado destinará R$ 60 milhões aos projetos mais votados. O valor será distribuído entre os 28 Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento), respeitando critérios técnicos de divisão.
O que é a Consulta Popular
Criada em 1998, a Consulta Popular é um mecanismo de participação direta que permite à população definir as prioridades regionais a serem contempladas com recursos públicos no orçamento do ano seguinte.