O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Cabo Verde pela conquista histórica da vaga inédita na Copa do Mundo de 2026. Após participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma (Itália), nesta segunda-feira, Lula fez uma escala no país africano antes de retornar ao Brasil e celebrou o feito da seleção cabo-verdiana
“Acabamos de pousar em Cabo Verde, em escala para nosso retorno ao Brasil, e recebi uma notícia maravilhosa. Hoje, a seleção de futebol do país se classificou, pela primeira vez na história, para a Copa do Mundo. Motivo de grande alegria para nosso país irmão de língua portuguesa. Parabéns à seleção e ao povo cabo-verdiano por essa conquista!”, publicou o presidente no X (antigo Twitter).
Cabo Verde garantiu a vaga no Mundial ao vencer Eswatini por 3 a 0, em casa, e encerrar as Eliminatórias Africanas na liderança do Grupo D. A equipe superou a favorita Camarões, que ficou na segunda colocação e disputará a repescagem continental.
Com a classificação, Cabo Verde se tornou a 22ª seleção confirmada na Copa de 2026 e o terceiro estreante na competição — juntando-se a Jordânia e Uzbequistão, representantes da Ásia.
A Copa do Mundo de 2026 será realizada entre 11 de junho e 19 de julho, com sedes no Canadá, Estados Unidos e México.