Offline
“PODER DE FOGO” A CAMINHO DA UCRÂNIA, DIZEM OS ESTADOS UNIDOS
Por Enrique Brazil
Publicado em 15/10/2025 09:56 • Atualizado 15/10/2025 11:53
Novidades

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, declarou que um significativo “poder de fogo” está a caminho da Ucrânia, fruto da compra de armamentos norte-americanos por países europeus. No entanto, ainda não está confirmado se o pacote inclui os mísseis de cruzeiro Tomahawk.

“Poder de fogo — é isso que está chegando”, afirmou Hegseth antes de uma reunião com ministros da Defesa da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Bruxelas, na Bélgica. Segundo ele, os compromissos firmados pelos aliados europeus “em breve se transformarão em capacidades concretas” para as forças ucranianas.

Na próxima sexta-feira (17), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se reunirá com Donald Trump na Casa Branca e deve insistir para que Washington libere os mísseis Tomahawk, capazes de atingir alvos em áreas profundas da Rússia — o que colocaria Moscou ao alcance direto.

 

Trump, por sua vez, já sinalizou estar mais aberto à ideia, à medida que sua paciência com o presidente russo Vladimir Putin parece diminuir diante da continuidade da guerra.

Comentários