LULA CHEGA À INDONÉSIA PARA INICIAR GIRO ASIÁTICO E ENCONTRO COM TRUMP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (22) em Jacarta, capital da Indonésia, dando início a um giro por países da Ásia que inclui um aguardado encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Esta é a terceira viagem de Lula ao continente asiático em 2025 e faz parte da estratégia do Palácio do Planalto de ampliar parcerias econômicas e diversificar mercados diante da guerra tarifária promovida por Washington e da crescente disputa entre Estados Unidos e China.
O Sudeste Asiático, uma das regiões mais dinâmicas da economia mundial, é palco direto dessa rivalidade geopolítica. Em Jacarta, Lula retribuirá a visita do presidente indonésio, Prabowo Subianto, que esteve no Brasil em duas ocasiões recentes: durante o G20, em novembro de 2024, e em viagens oficiais ao Rio e a Brasília, em julho de 2025. A agenda oficial do presidente brasileiro começa nesta quinta-feira (23).
Na sexta (24), Lula visitará a sede da ASEAN — o bloco econômico do Sudeste Asiático —, cuja importância para o Brasil já se aproxima da do Mercosul, apesar da distância geográfica. Em 2024, o comércio bilateral entre o Brasil e a ASEAN alcançou US$ 37 bilhões, valor próximo ao intercâmbio com os países vizinhos da América do Sul. Lula também participará de um fórum empresarial, que deve reunir cerca de 100 empresários brasileiros e número semelhante de indonésios, interessados principalmente em produtos agrícolas e de defesa.
Segundo o Itamaraty, a viagem reforça a política externa de equilíbrio entre as grandes potências. O governo busca manter a parceria ampliada com a China sem abrir mão da reaproximação com os Estados Unidos sob Trump.
Em 2025, Lula já havia visitado a China, em maio, e o Japão e o Vietnã, em março. Agora, o foco está em consolidar laços políticos e estratégicos com a Indonésia, o maior país de maioria muçulmana do mundo e um importante mercado de 285 milhões de habitantes. O país tem papel simbólico na história do movimento de não-alinhamento, por ter sediado a Conferência de Bandung, em 1955.
Na tarde de sexta-feira, Lula segue para Kuala Lumpur, na Malásia, onde participará da 47ª Reunião de Líderes da ASEAN. No domingo (26), estão previstos encontros bilaterais com Donald Trump e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Para fevereiro de 2026, está programada uma nova viagem de Lula à Índia, para uma visita de Estado e uma conferência internacional sobre inteligência artificial.