Offline
Trump afirma que EUA devem iniciar perfuração de petróleo na Venezuela “em breve”
Por Enrique Brazil
Publicado em 23/01/2026 10:39
Novidades

Trump afirma que EUA devem iniciar perfuração de petróleo na Venezuela “em breve”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (22) que empresas petrolíferas americanas devem iniciar em breve operações de perfuração de petróleo na Venezuela, apesar das preocupações do setor sobre a viabilidade de um retorno rápido ao país.

“Vamos começar a perfurar muito em breve. Temos as maiores empresas do mundo. Elas são nossas, e vão entrar”, declarou Trump.

Segundo o presidente, a atuação das companhias americanas na Venezuela será altamente lucrativa. “Isso terá dois efeitos: vai gerar muito dinheiro para os Estados Unidos e também para a Venezuela, além de reduzir ainda mais os preços do petróleo”, disse.

Na terça-feira (20), Trump afirmou que o governo dos EUA retirou 50 milhões de barris de petróleo da Venezuela e que parte desse volume já estaria sendo vendida no mercado aberto. No entanto, registros de transporte indicam que o petróleo ainda não foi exportado.

“Tiramos 50 milhões de barris de petróleo da Venezuela nos primeiros quatro dias. Ainda temos milhões de barris e estamos vendendo no mercado aberto. Estamos reduzindo os preços do petróleo”, afirmou o presidente a jornalistas na Casa Branca.

Trump também disse ter conversado com a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, mas elogiou a atual presidente interina do país, Delcy Rodríguez. Segundo ele, Rodríguez “tem demonstrado uma liderança muito forte até agora” e “feito um trabalho muito bom”.

 

A presidente interina da Venezuela afirmou que o país já recebeu US$ 300 milhões com a venda de petróleo como parte de um acordo firmado com os Estados Unidos.

Comentários