Offline
CICLONE EXTRATROPICAL PROVOCA CHUVAS E VENTOS INTENSOS E CAUSA ESTRAGOS NO RIO GRANDE DO SUL
Por Enrique Brazil
Publicado em 08/11/2025 09:13
Novidades

A formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul provocou fortes chuvas e ventos intensos em diversas regiões do Estado nesta sexta-feira (7), resultando em transtornos e prejuízos materiais. Em dezenas de municípios, o volume de chuva registrado em menos de 24 horas superou a média esperada para todo o mês, especialmente nas regiões do Litoral Norte, Centro, Norte e Noroeste.

Na Serra Gaúcha, o grande volume de chuva ocasionou deslizamentos de terra e bloqueios em rodovias. Em Caxias do Sul, um desmoronamento atingiu uma residência e quatro veículos durante a tarde. A BR-116, em São Marcos, ficou totalmente bloqueada no km 128 após um deslizamento. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou a limpeza da pista e obras emergenciais de estabilização do barranco. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o tráfego passou a operar em sistema “pare e siga”. Já a BR-470 foi interditada preventivamente entre Bento Gonçalves e Veranópolis.

Vendavais com rajadas de vento próximas a 100 km/h também atingiram municípios das regiões Norte e Noroeste. Em Passo Fundo, o temporal causou queda de árvores, transbordamento de arroios e danos estruturais, como quebra de vidros e interrupção no fornecimento de energia elétrica. Em Cruz Alta, o acumulado de chuva chegou a 150 milímetros.

Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, as precipitações mais intensas ocorreram à tarde, com volumes entre 40 e 50 milímetros em poucas horas — quase metade do esperado para o mês de novembro.

Previsão
De acordo com a MetSul Meteorologia, a instabilidade deve se deslocar para o Oceano Atlântico e atingir o litoral de outros Estados a partir da tarde deste sábado (8). Até lá, o tempo segue instável, com possibilidade de chuva moderada a forte e ventos intensos, inclusive na Capital e no Litoral. Há risco de descargas elétricas e queda de granizo em pontos do Norte, Noroeste, Nordeste e Litoral.

 

Para o domingo (9), a previsão indica o retorno do tempo firme, com a influência de uma área de alta pressão. O dia deve começar com frio atípico para novembro, devido à chegada de uma massa de ar polar. As temperaturas mínimas podem chegar a 5°C nas primeiras horas da manhã, enquanto as máximas devem alcançar cerca de 24°C durante a tarde.

Comentários