A menos de um ano das eleições de 2026, pelo menos 20 milhões de brasileiros ainda não realizaram o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. No próximo pleito, os eleitores escolherão presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 154 milhões de eleitores aptos a votar. No entanto, quase 20 milhões ainda não registraram suas digitais nos sistemas da Justiça Eleitoral. Os estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais apresentam os menores percentuais de eleitores com biometria cadastrada.
O prazo para regularizar o cadastro biométrico, solicitar a primeira via do título de eleitor, realizar transferências de domicílio eleitoral ou revisões de dados vai até o dia 6 de maio de 2026.
As urnas eletrônicas, que já passam por um rigoroso processo de verificação, são complementadas pela biometria, funcionando como uma camada extra de segurança. Ao registrar a digital, o sistema verifica automaticamente a autenticidade do eleitor, permitindo que o voto seja registrado com mais precisão e agilidade.
Vale destacar que, mesmo quem não tiver o cadastro biométrico pode votar normalmente, desde que apresente um documento oficial de identificação com foto. A Justiça Eleitoral enfatiza, porém, que a biometria traz mais segurança e torna o processo eleitoral mais ágil.
Neste sábado (4), os cartórios eleitorais de Minas Gerais estarão abertos para incentivar o cadastramento biométrico e também oferecer outros serviços à população.
Em Santa Catarina, onde 90% dos eleitores já realizaram o cadastro biométrico, o foco atual é a transferência de domicílio eleitoral.
No Paraná, Francisco José Lopez Gonzalez, venezuelano naturalizado, procurou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tirar seu título e falou sobre a importância do voto: “É importante a gente decidir e não deixar que os outros decidam por nós. Se posso contribuir com meu voto para o futuro do país, eu quero fazer isso.”
Rodolfo Pacheco, secretário de gestão administrativa do Cartório Eleitoral de Contagem/MG, reforçou que, quem regularizar sua situação agora, será atendido de forma rápida e sem filas: “Se puder, venha agora e será atendido de forma mais confortável e célere.”
Em Porto Alegre, atendimento no Shopping Praia de Belas
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) realiza atendimentos especiais no Shopping Praia de Belas, exclusivamente nos finais de semana, entre os dias 4 e 2 de novembro. O atendimento ocorrerá no terceiro piso, em frente à academia, das 13h às 20h, com a oferta de diversos serviços, como cadastramento biométrico, emissão de primeiro título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, regularização de pendências e quitação de multas.
Documentos necessários para atendimento:
-
Documento de identidade oficial com foto (RG, carteira de trabalho ou carteira profissional). A CNH é aceita apenas para revisões, não para a emissão do primeiro título;
-
Comprovante de residência;
-
Comprovante de alistamento militar para homens nascidos em 2006.